Tese A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar, por Yuri Bittar
- Detalhes
- Categoria: Textos e projetos
- Publicado: Quarta, 24 Maio 2023 11:36
- Acessos: 768
Fotografia, meditação, memória e criação - como tudo isso se junta?
No dia 12 de maio foi defendida a tese de doutorado “A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar: imagem, experiência e memória” pelo aluno Yuri Bittar, sob orientação da Profa. Dra. Flávia Liberman. Este foi o primeiro trabalho de doutorado concluído dentro das atividades do Laboratório Corpo e Arte, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - UNIFESP Baixada Santista - Instituto de Saúde e Sociedade.
A pesquisa também foi realizada dentro do âmbito do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi), onde a disciplina foi oferecida.
O projeto aborda o curso LabOlhar (Laboratório do Olhar), uma atividade para estudantes e comunidade, que propõe unir fotografia e meditação, e para entender melhor essa experiência foi proposta uma nova forma de entrevista, o contar-criar, estratégia que convida o “pesquisado” a ser participante ativo, e a partir de sua memória, disparada pro objetos biográficos, se envolver na criação da pesquisa.
A abordagem cartográfica permitiu acompanhar os movimentos da experiência, a profundidade da memória e a abertura para a criação, colhendo relatos, intervindo nos acontecimentos e possibilitando a performance. O fazer da pesquisa foi por si mesmo transformador, para pesquisados e pesquisadores, e permitiu o surgimento de espaços, mesmo que temporários, mais humanos e criativos, dentro do ambiente estressante da educação e da saúde.
Leia mais:Tese A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar, por Yuri Bittar