Uruguai, parte 4: Montevidéu e Colonia
- Detalhes
- Categoria: Guias de viagens para fotógrafos
- Publicado: Quinta, 25 Fevereiro 2016 14:32
- Acessos: 5379
Uruguay 2014 – Dois Paulistanos no Uruguai – Parte IV
Neste artigo vou finalizar minhas dicas sobre o Uruguai para fotógrafos! Agora já faz quase um ano e meio que estivemos lá, e na verdade já está chegando a hora de voltar, então em breve teremos uma quinta parte! Agora vou dar algumas dicas variadas das coisas que achei mais imperdíveis por lá, especialmente para fotógrafos é claro!
Colonia Del Sacramento
A Colônia de Sacramento é um dos destinos mais populares do Uruguai, e não é à toa. Patrimônio da Humanidade, essa pequena cidade representa toda a história da região cisplatina, ou seja, do Uruguai, Argentina e Brasil. Fundada por portugueses vindos do Brasil, o centro histórico é uma cidade murada e com fosso, com várias partes remanescentes do século 18.
Rua típica no centro "novo" de Colonia, muitas árvores, ruas largas e carros antigos.
Além disso as partes um pouco mais novas da cidade tem uma linda arquitetura, e as ruas são repletas de carros antigos, muitos funcionando e alguns abandonados, ás vezes convertidos em jardineiras.
Colonia é muito perto de Buenos Aires, quase em frente, apesar do Rio da Prata ser largo aqui. Os argentinos vêm de balsa para passar o dia na cidade. De Montevidéu são umas 2h de carro, fiz essa viagem num carro alugado e a estrada é ótima e tranquila, por lá os motoristas dirigem de forma calma.
Plaza de Toros, em Colonia del Sacramento, Uruguay - Felizmente só funcionou por dois anos, de 1910 a 1912, infelizmente corre o risco de desabar e não recebe mais visitas.
Buen Suspiro
A melhor coisa a se fazer em Colonia é fotografar. A segunda é comer, pois lá tem ótimos restaurantes.
Eu e a Clelma fomos no Buen Suspiro, que já tínhamos escolhido pela internet bem antes. Ele fica na Calle de los Suspiros 90, quase na esquina de cima. A entrada é uma portinha que pode até passar despercebida, e lá dentro é uma casa antiga, teto baixo e paredes de pedra, e tem mesas externas, num quintalzinho, mas se estiver calor fique do lado de dentro que é fresquinho. Lá se serve principalmente as “picadas”, pratos com diversos tipos de frios, queijos, pães e molhos, como se fossem aperitivos, mas vale como uma refeição completa.
Tudo é de primeira e feito na região, os preços são justos, quase barato. Tomamos médio y médio e suco de uva, que eram ótimos. Enfim, lá realmente suspiramos de prazer!!! E todo mundo que vai lá adora.
Endereço: Calle de los Suspiros 90
Feira de Tristan Narvaja
Todo domingo ocorre a “Feria de Tristán Narvaja”, uma feira livre, mas livre mesmo, na rua que leva esse nome, no centro, próximo à 18 de Julio.
Nas ruas tem diversos sebos e livrarias, que também abrem no dia da feira.
Se vende de tudo. Na rua principal é mais alimentos e artesanato, mas com muita coisa da china também. Nas outras ruas tem mais coisas usadas, muitas que não se imaginaria que se pudesse vender. Pinturas e câmeras fotográficas compactas velhas, todo tipo de utensílios domésticos, enfim, de tudo mesmo. Muitos adoram essa feira, outras acham estranha, mas garanto que é muito divertido e surpreendente, misturando frutas, roupas, antiguidades, artesanato, “muamba” e tudo mais, é um lugar doido e garanto que para fotógrafos é imperdível.
Endereço; Calle Tristán Narvaja e redondesas
18 de Julio e centro
No começo da 18 de Julio fica o Palacio Salvo (veja mais aqui) que podemos ver ao fundo da foto abaixo.
A Av. 18 de Julio é a principal da cidade, atravessa todo o centro e é sempre recomendável ficar num hotel por lá, especialmente para quem quer fotografar a cidade. A avenida tem um bom comércio e as melhores casas de câmbio da cidade, e parece uma galeria de arquitetura, incontáveis edifícios em estilos art noveau e art deco, entre outros, encantam qualquer um que goste de arte, design ou arquitetura.
Pegamos uma noite de comício da Frente Amplia na 18 de Julio, e ficamos surpresos com a "civilidade" do evento, as pessoas chegavam com toda a família, incluindo crianças, faziam churrasco e alguns vendiam. Dava para perceber que não eram vendedores profissionais de alimento, era algo daquele dia apenas, tudo sem briga e sem incidentes, muito lindo!
Na 18 também fica a Intendencia (prefeitura) de onde tem um ótimo mirante (veja mais aqui) de onde se vê todo o centro e o Palacio Salvo.
Sorvete na Facal e Cadeado do amor
Coisa maravilhosa é tomar sorvete no Uruguai! Eles tomam muito, e a qualidade é surpreendente. Quando fomos estava muito calor, então tomamos muito e nenhum era ruim, todos excelentes, mas o melhor foi o da Facal, que fica na 18 de Julyo. O que mais gostamos foi o de Dulce de Leche Granizado!
Facal: Av. 18 de Julio 1249
Em frente à Facal mesmo fica uma gradil que serve como local para se colocar cadeados, como acontece em várias cidades do mundo. Se acredita, aproveite! rssss
Mercado de lós Artesanos
Simplesmente imperdível, é o lugar certo para comprar as lembranças! É um mercado colaborativo, um aglomerado de inúmeras barraquinhas de artesãos (artesãos mesmo!). O genial é que você vai escolhendo as coisas e depois paga tudo junto num caixa central. Os preços são ótimos e os produtos muito honestos. Numa banquinha achei um marcador de livro lindo com a minha frase favorita, de Fernando Pessoa, e em espanhol, achei uma tremenda coincidência a e lembrança perfeita da viagem:
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Fernando Pessoa
Endereço: Plaza Cagancha 1365
Aeroporto
Na volta ficamos mais tempo e pudemos curtir o aeroporto lindo de Carrasco (que na verdade não fica em Montevidéu).
Desejo boas fotos, e um abraço!
Mais dicas sobre o Uruguai:
Uruguai, parte 1: Porto Alegre em 3h
Uruguai, parte 2: primeiras impressões Montevidéu
Uruguai, Parte 3: Montevidéu, Rambla, Ciudad Vieja e Palacio Salvo
Mais fotos dessa viagem:
https://www.flickr.com/photos/yuribittar/collections/72157664924095071/