No Chão da Cidade, Descartáveis e Descartados
- Detalhes
- Categoria: Textos e projetos antigos
- Publicado: Quinta, 15 Maio 2014 11:26
- Acessos: 4510
Tudo começou em 2007 com o documentário No Chão da Cidade – Descartáveis e Descartados. O projeto de produção de um curta-metragem fez parte da disciplina História e Fontes Visuais do curso de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), ministrada pela Profª.Drª. Zilda Marcia Gricoli Iokoi, no 1º semestre de 2007. Após as filmagens continuei indo ao centro e realizando fotos sobre o mesmo tema, as pessoas da cidade, o chão, a miséria, a fragmentação. Portanto desse projeto surgiu, além do filme, uma série de fotos, uma exposição, e a criação de um curso, A Fotografia e a Cultura Visual, que levou ao projeto Fotocultura. Veja abaixo as fotos da exposição, e ao final o filme.
Série fotográfica: Visões da Cidade Fragmentada
Inspirado pelo filme que produzimos, dei continuidade com uma série de fotos, que culminou com uma exposição. "Esta cidade é extremamente fragmentada, irregular e caótica, e apenas vendo estes fragmentos podemos ver a cidade. As visões amplas dos cartões-postais não a definem. Só me parece possível definir esta cidade pelos seus fragmentos."
A exposição:
Visões da Cidade Fragmentada
Exposição individual de Yuri Bittar
Organização: Yuri Bittar
Promoção: Pró-Reitora de Extensão da UNESP
Apoio: http://www.photolab1.com.br/
Local: Hall de entrada da Reitoria da UNESP
Período: 20/05/2009 a 26/06/2009
Mais fotos desse projeto: https://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157622128277704
Filme: No Chão da Cidade: descartáveis e descartados
País: Brasil, 2007
Duração: 15'18
Mídia: DVD
Direção: Adriana Costa e Silva, Ângela Gomes Novais, Celso Antonio Sobral, Flávia Araújo, Paulo Henrique Scaglia Gallina, Yuri Bittar
Pesquisa: Adriana Costa e Silva, Ângela Gomes Novais
Produção: Adriana Costa e Silva, Ângela Gomes Novais, Celso Antonio Sobral, Flávia Araújo, Paulo Henrique Scaglia Gallina, Yuri Bittar
Edição e finalização: Yuri Bittar
Edição de som: Paulo Henrique Scaglia Gallina
Roteiro: Flávia Araújo, Celso Antonio Sobral, Paulo Henrique Scaglia Gallina
Fotografia: Yuri Bittar
Trilha sonora: O Teatro Mágico
Sinopse: Como os bens descartáveis produzidos pela indústria, as pessoas tem uma utilidade. Esgotada essa utilidade, elas são descartadas, e assim como o lixo não bio-degradável, elas não desaparecem. Apenas ficam jogadas pelos cantos, à margem da sociedade. Não queremos vê-las, e não as vemos. Mas elas continuam lá.